Visão geral sobre código de conduta ética

Este subtópico trata do Código de Conduta Ética, abrangendo os aspectos fundamentais para sua implementação, os temas introdutórios à ética corporativa (como os impactos culturais e financeiros provenientes da adoção da ética empresarial e a importância da transparência nas relações corporativas), a regulamentação da ética empresarial (tratando das normas nacionais e internacionais que regem o tema) e os aspectos fundamentais do compliance digital (recomendando-se a criação de um comitê disciplinar de ciberética e a definição de regras sobre as condutas digitais).

Notas Práticas

1.Introdução à ética corporativa

Esta Nota Prática trata dos aspectos fundamentais para a implementação de um Código de Conduta Ética, abordando temas introdutórios à ética corporativa – como os impactos culturais e financeiros provenientes da adoção da ética empresarial, a importância da transparência nas relações corporativas – ressaltando a relevância da verdade e os danos causados pela mentira, e os objetivos que o uso desse instrumento ajuda a alcançar para agregar valor à empresa – como auferir maior segurança nas práticas de condução dos negócios, melhorar o ambiente de trabalho, entre outros.

2.Regulamentação da ética empresarial

Esta Nota Prática trata da regulamentação da conduta ética empresarial, trazendo referências externas e internas das normas que regem a área, especialmente com relação à Lei Anticorrupção, que trouxe disposições relevantes do ponto de vista do compliance das pessoas jurídicas privadas no tocante à forma de conduzir seu relacionamento com a Administração Pública nacional ou estrangeira.

3.Compliance digital

Esta Nota Prática trata do compliance digital, pois em um contexto de Sociedade Digital, há a necessidade de um capítulo específico nos Códigos de Ética para dar melhor tratamento às questões digitais, ou melhor, a “ciberética”. É papel da empresa convencer seus colaboradores a se comportarem dentro dos padrões estabelecidos. Para isso, é fundamental que a empresa crie um comitê de ética para conduzir as questões de cibernética, bem como é recomendada a elaboração de um Manual de Conduta em Redes Sociais.

Modelos

1.Modelo de Código de Conduta Ética

Trata-se de modelo de Código de Conduta Ética, com o objetivo de estabelecer os princípios de um relacionamento ético da empresa entre seus colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade e o governo. Além disso, o documento direciona a empresa na gestão de profissionais e na tomada de decisões de modo moralmente sustentável. Ele permite que a empresa formalize seu compromisso com o exercício de atividades de maneira ética e respeitosa em relação ao público interno e externo, assegurando que atuará em seus negócios de maneira íntegra e proba.

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