Visão geral sobre auditoria de cultura de compliance

Este subtópico trata da auditoria da cultura de compliance, um processo desenvolvido para mapear o nível de cultura instalada na empresa após a implantação de um programa de compliance, que possibilita a identificação dos tópicos com maior ou menor adesão do público envolvido, permitindo implementar ações que fortaleçam a conduta dos profissionais na empresa. Aborda temas como avaliação das políticas de compliance, fatores que afetam o cumprimento das regras empresariais, coleta e análise de dados e o plano de desenvolvimento de cultura de compliance.

Notas Práticas

1.Identificação da cultura pretendida nas políticas de compliance

Esta Nota Prática trata da avaliação das políticas de compliance na empresa, que é uma avaliação dos elementos presentes na gestão organizacional com o reconhecimento do que já se encontra estabelecido, para que seja comparado com o nível de aderência da empresa, identificando onde as definições atuais já existentes ainda não se encontram presentes. Aborda a análise dos documentos reconhecidamente utilizados nas empresas como o Código de Ética, a política de consequências, os canais de denúncia, os treinamentos, a comunicação interna e os canais de orientação.

2.Fatores que influenciam no cumprimento das regras empresariais

Esta Nota Prática trata da compreensão dos fatores que influenciam no cumprimento das regras empresariais, pois o processo de adesão dos colaboradores às regras é fortemente influenciável e varia de acordo com fatores individuais e coletivos, dependendo do perfil, história e anseios de cada profissional. Destaca, ainda, que para a realização dessa análise deve-se trabalhar com 6 grandes grupos de fatores – colaboração, crenças, comportamentos, conhecimento, pressões laborais e cultura –, que, avaliados em conjunto, trarão um cenário bastante significativo de como aumentar a aderência às normas e regras da empresa.

3.Coleta de dados na auditoria de cultura de compliance

Esta Nota Prática trata da coleta de dados para a auditoria de cultura de compliance, dados esses que podem ser encontrados na percepção e ação dos indivíduos. Aborda também a recomendação de que a elaboração e divisão de questionários seja feita com foco nos diferentes públicos (executivos e direção, gerência, especialista/técnicos e operacional) e com abordagem em alguns temas específicos, como conivência, atitude diante de erros, tratamento de informações confidenciais, apropriação indébita, não conformidade com procedimentos, pagamento ou recebimentos ilícitos e gratificações indevidas.

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Modelos

1.Questionário de auditoria de cultura de compliance

Trata-se de modelo de questionário de auditoria de cultura de compliance. A mensuração da disponibilidade em colaborar com o compliance e regras coletivas pode ser realizada por meio de questões que visem compreender como e quanto o profissional respondente se coloca diante dos pontos abordados. Os principais fatores que devem ser avaliados são: colaboração, crença, comportamentos, conhecimento, pressões laborais e cultura, pois assim será possível identificar os elos frágeis em cada uma das estratificações realizadas, possibilitando a proposta de ações diretas e eficazes no enfrentamento das vulnerabilidades encontradas.

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