Assine

Mesmo sem definição sobre relicitação, Zurich e IG4 negociam compra de Viracopos

Jornal relata reunião entre companhias e o BNDES para avaliar negócio enquanto governo é pressionado para dar a ordem que suspende processo de caducidade

Por Redação

A suíça Zurich  Airport estaria negociando a compra da fatia detida por Triunfo Participações e Investimentos e UTC na concessão do aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a aquisição seria feita em parceria com a brasileira IG4 Capital e reuniões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram realizadas para avaliar as condições da compra.

Sem conseguir cumprir compromissos financeiros, a Aeroportos Brasil, concessionária que opera o terminal de Campinas, chegou a anunciar a devolução do contrato ao governo brasileiro. Enquanto busca compradores interessados na concessão, a companhia aguarda uma definição sobre a possibilidade de relicitação do terminal. Com a demora em traçar o futuro de Viracopos, a concessionária recorreu à Justiça para pressionar as autoridades (saiba mais aqui).

A solução do imbróglio é tida como fundamental para a conclusão de qualquer transação envolvendo a concessão. Um decreto autorizando a relicitação suspenderia o processo de caducidade aberto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e daria segurança jurídica ao negócio. A ordem já teria sido encaminhada à Casa Civil, mas divergências na Esplanada dos Ministérios terá atrasado o andamento do processo.

A Zurich já detém as concessões dos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e de Confins, Minas Gerais. A companhia suíça e a brasileira IG4 chegaram a negociar a compra do terminal separadamente, antes de firmarem uma parceria. A IG4 trabalhava com a possibilidade de assumir o controle do aeroporto, representando os interesses de bancos e trazendo US$ 100 milhões para quitar as outorgas pendentes.

Você está lendo 1 de 3 documentos liberados este mês

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Por apenas

R$90,00

por mês no cartão de crédito

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.