Assine

Oferta da Paper Excellence pela Fibria teria deixado BNDES indeciso

Os rumores sobre o anúncio da união entre Fibria e Suzano ainda não se concretizaram e concorrente teria forçado elevação de oferta

Por Redação

O aguardado negócio entre Fibria e Suzano Papel e Celulose segue incerto, enquanto rumores sobre a forte investida da Paper Excellence (PE) circulam pela imprensa. Depois de a revista Istoé Dinheiro informar que o anúncio da união entre as gigantes do setor seria feito na última segunda-feira (12), nenhum avanço nas negociações foi apresentado até então. Em paralelo, o jornal Valor Econômico relata que uma oferta agressiva feita pela PE colocou pressão sobre a Suzano, que teria elevado seu lance. A decisão estaria nas mãos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

A Suzano, controlada pela família Feffer, teria subido sua oferta para US$ 12 bilhões pela compra integral da Fibria com a abordagem dos concorrente da PE. Meses após adquirir a Eldorado Celulose, a companhia asiática teria se apressado para oferecer U$$ 11,4 bilhões pela produtora de celulose.

Apesar de o valor ser supostamente inferior ao que a Suzano estaria disposta a pagar, os asiáticos da PE estariam abertos a assumir todos os riscos concorrenciais de um eventual negócio e fariam o pagamento em condições diferentes do plano de financiamento da Suzano.

O cenário teria deixado o BNDES, um dos controladores da Fibria, em dúvida sobre qual proposta era mais vantajosa. A aquisição da maior produtora de celulose de eucalipto, no entanto, é vista como muito mais estratégica para os negócios da família Feffer do que para a nova dona da Eldorado Celulose.

Saiba mais sobre os desafios jurídicos de uma operação com a Fibria aqui

Você está lendo 1 de 3 documentos liberados este mês

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Por apenas

R$90,00

por mês no cartão de crédito

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.