Com valorização da bolsa e alta na precificação de ações, empresas estudam follow-on

De acordo com o Credit Suisse, 12 a 15 companhias podem estar preparadas para esse tipo de ofertas no primeiro semestre de 2019

Por Marina Hernanz* - redação@lexisnexis.com.br

A valorização da bolsa de valores brasileira (B3) e a chegada de um grupo de quase 50 ações a seu melhor preço histórico no início de 2019 têm estimulando algumas empresas e seus acionistas a pensar em realizar novas ofertas de ações, as chamadas ofertas subsequentes ou follow-on. A movimentação tem sido observada por analistas da consultoria Economatica e do banco Credit Suisse, segundo informações do jornal Valor Econômico.

Um levantamento feito pela Economatica a pedido da publicação mostra que, até a terça-feira (15), 11 ações atingiram cotação máxima desde sua listagem e outras 37 estão a menos de 5% para chegarem em seu melhor preço, números que sustentam o interesse na oferta de ações. O banco Credit Suisse analisa que de 12 a 15 companhias podem estar preparadas para esse tipo de operação ainda nesse semestre. "Na nossa visão, é melhor uma companhia fazer agora, com a bolsa aos 90 mil pontos, do que esperar o índice chegar a 140 mil pontos", disse Bruno Fontana, chefe de investimentos do Credit Suisse.

A lógica por trás desses números é a observação do fluxo e do interesse de investidores. "Nessa mudança de patamar, há um fluxo de novos investidores entrando em bolsa, migrando da renda fixa para ações, e comprando novos papéis", declara Fontana. Algumas empresas já começaram a investir em ofertas subsequentes. A Localiza, por exemplo, já pediu avaliação a assessores financeiros para reforçar caixa e reduzir alavancagem; AES Tietê e Light chegaram a contratar bancos para um follow-on, mas não seguiram com o processo. De acordo com apuração do Valor, a Equatorial é a companhia mais avançada nas conversas com bancos para uma captação primária, a empresa não comentou o caso.

 

*Com supervisão de Gabriela Freire Valente

Acesso restrito. Faça seu login ou cadastre-se agora.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes Lexis 360

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.