Portugal atrai olhar de empreendedores brasileiros

Agência especializada observa aumento do interesse em abertura de empresas no país europeu

Por Isabella Miranda - redação@lexisnexis.com.br

Portugal tem atraído o interesse de empreendedores brasileiros. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Fernando Carvalho, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em São Paulo, a busca por informações sobre como abrir uma empresa no país europeu cresceu substancialmente desde o fim de 2016 e se manteve em 2018. Não há, no entanto, estatísticas sobre o número de brasileiros que abriram negócios em Portugal nos últimos anos.

No país onde brasileiros são hoje a principal comunidade de estrangeiros residentes (85.426) no país. As entradas em 2017 (11.574) tiveram aumento de 64% com relação ao ano anterior (7.054), segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Apesar do movimento observado em Portugal, sondagens da JBJ Partners - consultoria especializada em empreendedorismo, negócios e expatriação para os EUA - mostram que o interesse de deixar o país diminuiu desde as eleições no Brasil. Vários clientes da consultoria chegaram a suspender a decisão de emigrar definitivamente, para aguardar as mudanças que virão com o governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Acesso restrito. Faça seu login ou cadastre-se agora.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes Lexis 360

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.