Assine

Visão geral sobre gestão de riscos de terceiros

Autor: Claudio Peixoto da Silva, sócio-diretor da KPMG Brasil

ATUALIZADO
Acesse aqui o INFOGRÁFICO DE GESTÃO DE RISCOS DE TERCEIROS.

Qualquer empresa possui relacionamento com terceiros, sejam acionistas, fornecedores de bens ou serviços, clientes, autoridades ou até mesmo concorrentes, e cada uma dessas relações apresenta riscos distintos:

Esses riscos tornam-se ainda mais relevantes em função da grande quantidade de stakeholders com quem uma empresa precisa se relacionar. Algumas empresas chegam a possuir mais de 20 mil fornecedores. Portanto, surge a seguinte pergunta: como mitigar os riscos de operar com terceiros?

Neste subtópico será abordada a metodologia para avaliar esses riscos e alguns controles que podem ser implementados para mitigá-los.

Definição de terceiros

Terceiro, para fins deste subtópico, é qualquer pessoa (física ou jurídica) que atue em nome da empresa junto a seus clientes ou às autoridades.

A Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) responsabiliza as empresas objetivamente pelos atos previstos na lei praticados em seu interesse ou benefício, ou seja, se um prestador de serviço oferecer uma vantagem indevida a agente público, mesmo sem o conhecimento da empresa, esta poderá ser responsabilizada. Na esfera trabalhista ou fiscal, caso o prestador de serviço não cumpra suas obrigações, a empresa também poderá ser responsabilizada.

Muitas empresas tomaram a decisão estratégica de verticalizar sua operação, concentrando-se na sua atividade-fim e terceirizando as atividades assessórias (limpeza, contabilidade, logística, tecnologia, comunicação etc.).

Certas atividades possuem riscos específicos, tal como a do representante comercial, que tem como principal interesse a realização da venda, que pode não ter o mesmo rigor de crédito na seleção de determinado cliente, tampouco o mesmo compromisso da empresa com relação à ética na execução de determinados procedimentos para firmar um negócio.

Veja os temas abordados neste subtópico:

Mapeamento de riscos de terceiros

Classificação de riscos de terceiros

Papel de cada área na contratação de terceiros

Guarda de documentos na gestão de riscos de terceiros

Indicadores de monitoramento na gestão de riscos de terceiros

Você está lendo 1 de 3 documentos liberados este mês

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Por apenas

R$130,00

por mês no cartão de crédito

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.