Assine

O que um empresário precisa saber sobre arbitragem

Autores: Luiz Olavo Baptista, advogado, presidente e fundador do Atelier Jurídico, e Mariana Cattel Gomes Alves, advogada associada do L.O. Baptista Advogados

Revisado em: 07/12/2016
Acesse aqui o INFOGRÁFICO SOBRE O QUE UM EMPRESÁRIO PRECISA SABER SOBRE ARBITRAGEM.

O objetivo deste tópico é indicar ao empresário questões a serem consideradas quando da escolha da arbitragem como forma de resolução de conflitos decorrentes de um contrato.

Essas questões devem ser objeto de reflexão, uma vez que podem influir na duração, nos custos e no êxito do caso, e dependem da participação/intervenção do empresário.

No momento da negociação do contrato, é prudente que se reflita sobre qual é a forma apropriada de resolver as eventuais disputas dele decorrentes.

A arbitragem, assim como o processo judicial, tem vantagens e desvantagens conforme a natureza da causa, a complexidade, as partes e valores envolvidos, o momento da celebração do contrato, o local em que se desenvolverá o conflito e a lei a ele aplicável, entre outras.

Assim, considerando o momento do conflito (antes ou após), as decisões no tocante à arbitragem são de naturezas diferentes.

Veja os temas abordados neste subtópico:

Antes do início do conflito;

Depois do surgimento do conflito.

Você está lendo 1 de 3 documentos liberados este mês

Cadastre-se gratuitamente

para ter acesso por 7 dias

ou

Por apenas

R$130,00

por mês no cartão de crédito

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.