Auditoria de cultura de compliance

Autores: Renato Brito Anaia, diretor da área de Forensic, e Antonio Carlos Hencsey, gerente de Compliance e Inteligência Empresarial, ambos da ICTS Protiviti

ATUALIZADO
Acesse aqui o INFOGRÁFICO DE AUDITORIA DE CULTURA DE COMPLIANCE.

A auditoria da cultura de compliance é um processo desenvolvido para mapear o nível de cultura instalada, após os esforços de estruturação e implantação de um programa de compliance organizacional, possibilitando a identificação dos tópicos com maior ou menor adesão do público envolvido, e permitindo promover e implementar ações que fortaleçam a conduta dos profissionais na organização.

No meio empresarial moderno, muito se fala na criação de organizações sustentáveis e, quando se trata de aspectos comportamentais, uma organização sustentável é aquela que possui um conjunto integrado de políticas, controles, processos e práticas de gestão que fazem parte da governança corporativa.

A gestão estratégica de pessoas possui papel fundamental nos processos de atração, seleção e desenvolvimento, uma vez que poderá renovar ou confirmar a estratégia adotada pela organização. Considerar o risco humano é um dos fatores primordiais quando se buscam a identificação de vulnerabilidades e a proteção dos negócios. Para realizar uma gestão efetiva de pessoas, é importante entender os elementos culturais presentes nessa parcela da sociedade representada pelos seus colaboradores.

O alinhamento com a cultura de compliance faz-se cada vez mais necessário, reforçando não somente os aspectos tangíveis como também os de maior complexidade relacionados à ética, valores e integridade de conduta.

A importância da auditoria de cultura de compliance

O objetivo do processo é mapear o nível de aderência e conformidade do grupo de profissionais à cultura, valores e regras estabelecidos pela empresa.

São diversos os benefícios de uma auditoria de cultura de compliance, dentre os quais podemos destacar que ela possibilita:

  • identificar os elementos sensíveis na gestão ética da empresa por meio de uma análise de resultados coletivos;

  • indicar aprimoramentos, se necessário, das normas, políticas e procedimentos em relação à prevenção de ações antiéticas; e

  • pulverizar, em ação única, o reforço da mensagem corporativa sobre a conduta ética esperada.

Veja os temas abordados neste subtópico:

Identificação da cultura pretendida nas políticas de compliance

Fatores que influenciam no cumprimento das regras empresariais

Coleta de dados na auditoria de cultura de compliance

Análise de dados na auditoria de cultura de compliance

Plano de desenvolvimento de cultura de compliance

Este conteúdo é exclusivo para assinantes Lexis 360

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao Lexis 360

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.
Campo obrigatório.